Fratura do Úmero Proximal

O que são  fraturas do úmero proximal?

As fraturas de úmero proximal ocorrem na extremidade superior do osso do braço, próximo ao ombro. Este tipo de fratura é comum, especialmente entre idosos, devido à osteoporose, que torna os ossos mais frágeis e suscetíveis a quebras. Encontramos também em jovens com traumas como queda de moto, bicicleta e até mesmo durante crises convulsivas graves.

Quais os principais sintomas e como é feito o diagnóstico?

Os sintomas mais comuns de uma fratura do úmero proximal são:

  • Dor intensa no ombro ou na parte superior do braço.
  • Inchaço e hematomas na região afetada.
  • Incapacidade de mover o ombro ou o braço.
  • Deformidade visível em casos mais graves.

O diagnóstico é feito através de:

  • Avaliação clínica e histórico do paciente.
  • Exames de imagem, como radiografias (raios-X) e, em alguns casos, tomografia computadorizada (TC) para avaliar as características para programação do tratamento.

Como é feito o tratamento?

Através de um diagnóstico preciso da fratura, utilizamos classificações específicas que nos orientam o melhor tratamento, que pode ser:

  • Tratamento não cirúrgico com imobilizações por 4 a 6 semanas acompanhadas com fisioterapia para reabilitação.
  • Tratamento cirúrgico com redução e fixação da fratura com placas e parafusos especiais. Quando a fratura é muito grave utilizamos uma prótese para substituir totalmente ou parcialmente a articulação do ombro. Em fraturas de úmero proximal em crianças quando tem um desvio grande podemos realizar a fixação percutânea com fios de aço.

Como é feita a reabilitação  pós operatória da fratura do úmero proximal?

‘E feita com uma fisioterapia específica sempre em conjunto com o especialista de ombro para avaliar a evolução para um melhor resultado final.

Sobre Mim

Dr. Alessandro Alvarenga Cardoso: Especialista em Ortopedia e Cirurgia do Ombro e Cotovelo

Sou médico ortopedista e traumatologista, especializado em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Com mais de 13 anos de experiência na área, sou membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC) e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Ao longo da minha carreira, tenho me dedicado a realizar atendimentos e cirurgias para o tratamento de fraturas, além de cirurgias mais especializadas no ombro e cotovelo, como artroscopias, próteses e reparo de fraturas complexas. Nos últimos 7 anos, tive a honra de atuar em Varginha, uma cidade que me acolheu com muito carinho e onde tenho ajudado a melhorar a qualidade de vida de muitos pacientes.

Meu compromisso é oferecer um atendimento humanizado e de alta qualidade, utilizando as técnicas mais avançadas e atualizadas da medicina ortopédica para garantir os melhores resultados possíveis para meus pacientes. Se você precisa de cuidados ortopédicos especializados ou tem dúvidas sobre tratamentos para ombro e cotovelo, estou à disposição para ajudar.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Posso ajudá-lo?