Epicondilite Lateral

O que é epicondilite lateral?

A epicondilite lateral, comumente conhecida como “cotovelo de tenista”, é uma condição dolorosa que ocorre quando os tendões do cotovelo estão sobrecarregados, geralmente por movimentos repetitivos do punho e do antebraço. Embora o nome sugira uma relação direta com o tênis, essa condição pode afetar qualquer pessoa que realiza atividades repetitivas com o punho e o antebraço.

Quais são as causas da Epicondilite Lateral?

A principal causa da epicondilite lateral é a sobrecarga dos tendões que se inserem no epicôndilo lateral do úmero, o osso do braço. Atividades que podem levar a essa sobrecarga incluem:

  • Prática de esportes como tênis, squash e levantamento de peso, geralmente de forma inadequada.
  • Movimentos repetitivos no trabalho, como o uso excessivo do teclado e do mouse, ou tarefas manuais que exijam força do antebraço.
  • Atividades domésticas repetitivas, como jardinagem e pintura.

Como fazemos o diagnóstico da Epicondilite lateral?

Em geral encontramos um paciente com dor e limitação funcional no cotovelo associado a uma história de movimentos repetitivos ou prática de esportes relacionados à epicondilite lateral. Realizamos testes específicos no exame físico do paciente, como  o teste de Mill e o teste de Cozen. Podemos solicitar exames de imagem como a ultrassonografia ou a ressonância magnética do cotovelo para ajudarmos no diagnóstico.

Como é feito o tratamento?

O tratamento  é com medicamentos antinflamatórios, fisioterapia, uso de órteses específicas e infiltrações, além da mudança ou correção dos movimentos incorretos nas atividades que podem causar epicondilite lateral.

Nos casos refratários ao tratamento inicial, podemos utilizar a TOC – Terapia por Ondas de Choque. Quando os sintomas permanecem por mais de 3 a 6 meses sem melhora com o tratamento proposto acima, está indicado o tratamento cirúrgico.

Sobre Mim

Dr. Alessandro Alvarenga Cardoso: Especialista em Ortopedia e Cirurgia do Ombro e Cotovelo

Sou médico ortopedista e traumatologista, especializado em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Com mais de 13 anos de experiência na área, sou membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC) e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Ao longo da minha carreira, tenho me dedicado a realizar atendimentos e cirurgias para o tratamento de fraturas, além de cirurgias mais especializadas no ombro e cotovelo, como artroscopias, próteses e reparo de fraturas complexas. Nos últimos 7 anos, tive a honra de atuar em Varginha, uma cidade que me acolheu com muito carinho e onde tenho ajudado a melhorar a qualidade de vida de muitos pacientes.

Meu compromisso é oferecer um atendimento humanizado e de alta qualidade, utilizando as técnicas mais avançadas e atualizadas da medicina ortopédica para garantir os melhores resultados possíveis para meus pacientes. Se você precisa de cuidados ortopédicos especializados ou tem dúvidas sobre tratamentos para ombro e cotovelo, estou à disposição para ajudar.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Posso ajudá-lo?